O roubo contínuo e descarado de tampas de bueiros na cidade de Manaus é coisa antiga. É a confiança explicita na impunidade por parte de ladrões de tampas, diante da inoperância das autoridades dos 3 poderes. Ninguém consegue conter ou pelo menos minimizar a ação desses larápios,. Diante dos riscos que os bueiros sem tampa representam para quem dirige nas ruas da cidade de Manaus., esses elementos podem ser classificados como criminosos.
É bom lembrar que no final de 2016 a Prefeitura Municipal de Manaus, através da SEMINF, salvo engano, teria assumido o compromisso com o Ministério Público Estadual (MPE) no sentido de tentar dar um basta nessa questão dos bueiros sem tampas. Na época fizeram um levantamento e chegaram ao número de quase 2.500 bueiros sem tampa por toda a cidade. Creio que essa tentativa resultou até na assinatura de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, com multa em caso de não cumprimento.
A realidade é que já estamos em 2022 e a questão “bueiros sem tampas” continua até pior do que antes. Dai a pergunta – o que terá acontecido? Será que a Prefeitura de Manaus fez de conta que colocou as tampas de volta e o MPE fez de conta que fiscalizou e atestou o cumprimento do TAC? Quem pode dar as explicações ao cidadão – a SEMINF ou o MPE? É bom lembrar que o atual vice-prefeito da cidade, também era vice-prefeito lá em 2016 quando foi assinado o TAC..
São várias as desculpas que se escuta para a ação impune desses criminosos que roubam as tampas de ferro dos bueiros. Ora bolas! Roubam as tampas por 2 motivos básicos e muito simples: o primeiro é a facilidade de retirar as tampas dos bueiros; a segunda é a certeza que o criminoso tem de que vai roubar a tampa e nada vai lhe acontecer. Precisa acrescentar algo mais?
Ninguém parece levar a sério essa grave situação. Os bueiros sem tampas espalhados pela cidade são pontos de risco potencial para acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. Um carro atingindo um bueiro sem sampa, é possível que nada de grave aconteça além do prejuízo material e financeiro irreparável, pois a vítima jamais será indenizada em vida pelo poder público Já um motoqueiro caindo num bueiro desse sem tampa, o resultado pode ser trágico de várias formas: sofrer arranhões ou fraturas leves; sofrer lesões graves que podem levá-lo ao uso de muletas ou cadeira de rodas pelo resto da vida; ou até perder a própria vida estirado no asfalto ou depois de muito sofrimento na cama de um hospital .
Tudo isso por conta de um imbecil criminoso que, se aproveitando da omissão das autoridades, rouba confiante na eterna impunidade. Quem rouba tampa de bueiro, não é só um criminoso. ele é nocivo à sociedade onde vive. Para esse tipo de gente o tratamento deve ser TOLERÂNCIA ZERO. deveria ser crime inafiançável, com pena dura e exemplar, o que lamentavelmente não se vê acontecer em lugar algum.
Por último, considerando que essa mazela dos “bueiros sem tampas” é coisa muito antiga, faço uma outra pergunta – onde andam os nossos ilustres vereadores, os ditos fiscais do povo? Quando vai apareceu um desses 41 vereadores fazendo uma Selfie, com o seu Kit Selfie, num desses milhares de bueiros espalhados pela cidade?
As autoridades e os vereadores desta cidade, e todos aqueles que o cercam (da família aos parentes e amigos), sabem que também correm o risco de serem vítima de um bueiro sem tampa. Negligenciam a própria vida, dos famílias e a do povo. Será que vamos ter que esperar que um acidente ou uma tragédia chegue até um deles diretamente para tomarem uma providência?