A boa notícia da Manauscult é que Manaus vai receber 17 navios de cruzeiro e que mais de 15 mil turistas devem desembarcar em Manaus por algumas horas. A Fundação destaca que estão sendo tomadas todas as providências para recepção dos turistas e isso eles sabem fazer com muito qualidade e competência. A previsão, segundo a Manauscult, é esse número de cruzeiros suba para 24 na temporada 2023/2024.

Porém, esses números de 17 navios e mais de 15 mil turistas desembarcando no Porto de Manaus, já são suficientes para se lamentar as condições do entorno do Porto de Manaus que continua bem aquém do que a cidade merece. Já estamos cansados dos discursos, das promessas e da pouca ação concreta para a recuperação dessa área histórica. A cidade que abriga um Parque Industrial exuberante há mais de 50 anos, já merecia ter um Porto mais moderno e compatível com a sua importância.
Tem ainda a bela praça XV DE NOVEMBRO, conhecida como Praça da Matriz, bem ali no portal de entrada da cidade que, apesar de revitalizada recentemente, continua insegura até mesmo para os amazonenses que passam por ela no dia a dia. Desaconselhável até como espaço de lazer para as famílias. Salvo engano, a Catedral Metropolitana de Manaus, ali na Praça da Matriz, e que seria uma atracão turística relevante, foi parcialmente interditada por motivo de risco de desabamento de uma coluna centenária. Triste ver um Estado e um Município que sempre tem verba sobrando para realizar eventos milionários e não sobra verba para revitalizar a sua Catedral. Falta de comprometimento e vontade política, até prova em contrário, seria a melhor explicação.