Eu pediria aos vereadores que primeiramente olhassem para essa imagem simbólica deste post. É apenas 1 entre centenas de “bueiros sem tampa” espalhados pela cidade de Manaus.
Com certeza essa imagem é peculiar a todos os senhores faz muito tempo, até mesmo antes do mandato que receberam do povo, quando devem ter reclamado muito e cobrado ostensivamente providências das autoridades locais. E agora no mandato, o que tem sido feito de objetivo e de concreto?
Daí faço as seguintes perguntas:
– Os nobres vereadores fazem ideia de quantos bueiros nesta cidade estão sem a sua tampa? Eu conheço bueiro, e posso apresentá-los, sem tampa desde o início da primeira gestão do ex-prefeito Arthur Neto e do vice Rotta que continuou vice na atual gestão.
– Os vereadores fazem ideia do potencial de riscos de acidentes graves por conta da falta dessas tampas?
– Os vereadores possuem a estatística de quantas pessoas já perderam a vida ou de alguma forma estão deficientes devido a acidentes sofridos num bueiro sem tampa? Alguém já se preocupou com essa estatística que envolve segurança de vidas humanas no trânsito e que qualquer um de nós podemos ser a próxima vítima?
– Os vereadores tem ideia de quantos TACs já foram feitos supostamente com o objetivo de resolver ou amenizar essa situação? Cadê o resultado desses TACs? Alguém foi punido por não cumprí-los? Não seria dever dos vereadores acompanhar esses TACs e cobrar a sua plena execução? Entendo que a sociedade merece essa resposta – tô errado?
– Os vereadores sabem nos dizer quantos pessoas já foram presas e exemplarmente punidas por cometer esse grave crime de roubar ou receptar as tampas de bueiros das ruas? Tem algum ladrão ou receptador de tampas de bueiros preso hoje por conta desse crime? Como diz o ditado – perguntar não ofende.
Com essas perguntas, para as quais a sociedade amazonense nunca teve uma resposta digna e convincente, até prova em contrário fica explícita a ineficiência e a impotência dos nossos poderes – roubar tampas de bueiros compensa. A cidade de Manaus continua cheia de bueiros sem tampas (só cresce o número) e as pessoas que trafegam nessas ruas estão sujeitas a acidentes de todas as proporções. O que pode resultar apenas num dano material, pode também terminar em morte/tragédia.
Diante do exposto, nobres vereadores, até quando vamos esperar uma solução ou amenização deste grave problema da cidade, seja da parte de quem for. A sociedade paga seus impostos, elege seus governantes e políticos para ter respostas para essas demandas elementares e, no caso dos “bueiros sem tampa” é essa a triste realidade que estamos vivendo faz muito tempo.
São tantos os projetos de lei anunciados e aprovados no parlamento. Quando vai surgir um projeto de lei ou uma ação qualquer, positiva, eficiente, que trate esse problema grave com a responsabilidade que ele merece e dê a solução?
Senhores vereadores, quem rouba uma tampa de bueiro impunemente pode estar condenando uma vida à morte ou a uma deficiência permanente. Tem que ser tratado como criminoso e punido exemplarmente. Será que é pedir muito?
Aguardamos manifestação.