Esse bueiro na Rua Manaus 2.000, nas proximidades do Studio 5, já se chamou Buraco do Arthur&Rotta por 8 anos. Esquecido, abandonado, ele ganhou nova paternidade e passou a se chamar Buraco do David&Rotta. Já se vão 4 anos dessa atual gestão municipal e o bueiro continua lá a espera de uma tampa. E olha que o vice-prefeito da cidade é o mesmo, e parte dos fiscais do povo, chamados de vereadores, também são os mesmos de legislaturas passadas.
Estamos falando apenas de um entre centenas de bueiros a espera de uma tampa na cidade de Manaus. Muitos desses bueiros com certeza estão a espera de uma tampa até por muita mais tempo. E não adianta perguntar de quem é o responsabilidade pela reposição dessas tampas, pois, as explicações são sempre um atentado à nossa inteligência.
Sem as tampas, criminosamente roubadas, esses bueiros se transformam em verdadeiras armadilhas para motoristas e principalmente para os motociclistas. Dependendo da localização, são pontos propícios a acidentes que podem terminar em acidentes de todas as naturezas. Um motorista de carro pode ter o prejuízo material de uma suspensão do seu carro danificada, mas, pode também perder a direção do carro e causar acidentes de proporções mais graves. Para um motoqueiro, pode resultar na barriga ou a bunda ralada no asfalto, uma perna ou braço quebrado, sequelas irrecuperáveis e até a morte.
Como explicação para essa situação somos obrigados a ouvir de tudo. Somos tratados como se fossemos todos um bando de bobos ou idiotas. Como já dito, brincam com a nossa inteligência. Os politicos argumentam que já apresentaram requerimento pedindo a reposição das tampas pelos responsáveis. Alguns deles enchem o peito para falar que já pediram inclusive a intervenção do Ministério Público. Pelo lado do MP, já ouvimos falar de Termo de Ajuste de Conduta que, pelo que temos visto, até prova em contrário, não ajustou nada ou quase nada.
Os políticos fazem de conta que já fizeram ou que estão fazendo a sua parte. A Prefeitura faz de conta que está agindo e tomando as providências. O Ministério Público faz de conta de que cobra, exige e acompanha a solução desse problema crônico da cidade que atenta contra a segurança e a vida de motoristas e motociclistas. Se não é essa a realidade, que nos provem o contrário. Como explicar um bueiro 12 anos sem tampa, como é o caso do bueiro batizado de Buraco do David&Rotta e que já foi o buraco do Arthur&Rotta.
Para nos causar indignação maior, tivemos a notícia de que cada tampa de reposição para os bueiros, por meio de licitação da Prefeitura, custará por volta de 15 mil reais. No total essa conta vai além dos 50 milhões para os nossos bolsos, obviamente. Daí a pergunta: – em que pé está esse assunto? O único penalizada nessa questão dos bueiros sem tampa é o povo, sempre o povo. Não tem um único ladrão de tampa de bueiro ou receptor desse roubo, preso, condenado e pagando pena pelo crime. A impunidade reina e estimula esse tipo de crime. Ladrão de tampa de bueiro é um criminoso, ele atenta contra segurança de quem dirige e não recebe o tratamento que merece – TOLERÂNCIA ZERO!
Finalizando, se pedirmos que as nossas autoridades, de todos os poderes, que levem a sério esse assunto, será que é pedir muito?