Até quando pretendem nos tratar como um bando de bobos ou de otários?
Por acaso alguém tem ideia de quanto já foi sacado de dinheiro público, ou seja, de nossos bolsos, para bancar os incontáveis e famigerados estudos de viabilidade técnica e de impactos ambientais da BR-319? Dessa mina de ouro ninguém ousa falar nada.
O que podemos esperar desse tal grupo de trabalho anunciado? Quanto mais vai custar aos nossos bolsos o que esse grupo poderá vir a fazer de diferente do que já foi feito ao longo de décadas para que a BR-319 seja totalmente viabilizada? Esse grupo de trabalho é um atentado à nossa inteligência.
Lamentavelmente o Estado brasileiro perdeu o poder de decisão sobre o que fazer com a BR-319. Aliás, atentem para a situação da BR-174 que está indo no mesmo caminho. Os nossos políticos, os nossos governantes, o Congresso Nacional e a sociedade local só assistem feito lesos essa banda tocar. Para nós, na verdade, está sobrando apenas a conta bilionária do que já foi gasto para bancar levantamentos e estudos que só servem para iludir aqueles que acham que um dia vão voltar a atravessar a BR-319 de ponta a ponta, sem ter que enfrentar pontes improvisadas e ainda descer para comer lama, empurrar ou esperar horas até a chegada de uma máquina para ajudar a sair dos atoleiros.
Essa é a triste e vergonhosa realidade da BR-319 ao longos dos anos. Como solução, pasmem, anunciam agora a criação de mais um Grupo de Trabalho para sangrar os nossos bolsos e engolir boa parte do orçamento púbico e das verbas internacionais anunciadas, para a execução de levantamentos dos levantamentos, estudos dos estudos, etc. etc. etc. Fico imaginando a euforia das consultorias nacionais e internacionais que já ganharam muito dinheiro por conta da Amazônia e da BR-319, em particular. Já devem estar trabalhando a todo vapor na atualização dos levantamentos dos levantamentos e dos estudos dos estudos, com certeza bem mais onerosos do que os originais.
Concluindo, o mal dos espertos, como disse Ana Haagensen, é achar que todo bobo é otário. Na questão da BR-319, em particular, há anos nos fazem de bobos e nos tratam como um bando de otários. O que nos falta é vergonha e disposição para mudar, reagir, deixar a omissão inveterada e perversa de lado e não ficar só esperando por nossas autoridades, políticos e governantes que já se mostraram explicitamente impotentes e incompetentes para dar uma solução.