Hoje pela manhã, dirigindo rumo ao trabalho, tive a oportunidade de ouvir alguns trechos da entrevista do jovem secretário Renato Frota, da SEMINF, no programa matinal de rádio do Garotinho.
Durante a entrevista o apresentador Garotinho destacou o fato do secretário ter domínio das informações sobre o trabalho de recuperação e pavimentação das ruas da cidade de Manaus. Estamos falando de 6 mil ruas que o Prefeito diz já ter entregue, e o anúncio da recuperação e recapeamento de mais 10 mil em parceria com o governo do Estado do Amazonas. São números expressivos, o que na verdade não surpreende em ano eleitoral.
De fato o secretário municipal demonstrou estar bastante familiarizado com o que está acontecendo na cidade em termos de recuperação e recapeamento das ruas. Era o tema da sua entrevista. Mas, do que eu ouvi, gostaria de destacar alguns pontos. Primeiro a grande ênfase dada à questão da qualidade dos serviços e a disposição em acompanhar, fiscalizar e pegar firme e pesado contra o que estiver ou for executado mal feito. Segundo ele, o Prefeito quer o melhor para a cidade, e o melhor para a cidade são ruas executadas com responsabilidade, com zelo e qualidade no que é entregue, incluindo meio-fio, sarjetas, calçadas decentes, etc.
O secretário afirmou em sua entrevista não ser um gestor de gabinete e que está todos os dias nas ruas fiscalizando e acompanhando a execução das obras. É isso mesmo que ele e outros secretários devem fazer. Mas, nesse item sugiro que o secretário faça isso sozinho com a sua equipe no dia a dia, sem a companhia desnecessária do Prefeito ou de politicos, que normalmente aparecem acompanhados de uma penca de assessores e puxa-sacos para se promoverem. Daí, o momento que seria de fiscalização séria do que está sendo executado, vira uma festa de lives, selfies, discursos requentados e um jogo chato de troca de elogios entre os presentes.
As imagens colocadas neste post (Rua 149/Cambuci, Núcleo 9, Cidade Nova II) tem tudo a ver com o que disse o secretário. em sua entrevista – qualidade nos serviços. Que qualidade seria essa diante dessas imagens? Essa é uma rua, entre outras, que em menos de 3 meses de executada, já está com fissuras e com buracos. Repito, é uma entre muitas outras por onde passou esse serviço de recuperação e recapeamento das ruas, sob o comando do seu antecessor. Não venham nos tratar agora como trouxas colocando a culpa nas chuvas.
Levando em conta o fato do secretário repetir que está na cadeira faz pouco tempo, fica então a seguinte pergunta: – Qual vai ser o tratamento nesses casos do que está sendo mal feito, inclusive quanto à responsabilização de quem executou mal, pois, como o próprio secretário enfatizou bem, é dinheiro público, e o que foi aplicado nessa rua, uma parte já foi para o ralo. Ou será que a conta da recuperação do que foi mal feito vai ficar para o povo também pagar?
Boa sorte ao secretário. Quando for para aplaudir a gente vai aplaudir. Quando for para criticar a gente vai criticar e cobrar.